Hoje vamos conhecer a obra de um importante artista plástico brasileiro, carioca e grande representante da pintura com temas que retratam os tempos da escravidão. Suas pinturas são cheias de significados e espontaneidade. Espontaneidade é algo que as crianças entendem. É ser simples e natural, como essa pintura que vemos ao lado do artista.
Começou como artista de rua, com uma vida cheia de dificuldades, mas não desistiu de estudar Arte e hoje é um representante do povo negro e dos povos escravizados. Influenciou não só a cultura do Brasil, mas do mundo todo. Tem um livro publicado sobre sua vida e obra, além de ter participado de exposições pelo Brasil e alguns países como Nigéria, Suíça e Haiti e receber prêmios por seu trabalho.
Arjan Martins desenvolveu a técnica pictórica, que é conhecida por representar principalmente a aparência de pessoas, mas animais também podem ser representados.
Hoje: A proposta de hoje é observarmos essa pintura "sem título" e conversarmos sobre ela, o quanto é importante desenvolvermos a espontaneidade, a naturalidade em aceitarmos as diferenças da nossa cultura , onde cada um, com sua cor, raça e etnia deve ser respeitado.
Agora você pode através de uma pintura, representar algo espontâneo como essas crianças com a mão na boca. Como você registraria a sua imagem?
Convide um adulto para desenhar também!
O que mais você acha importante ser espontâneo?