sexta-feira, 9 de abril de 2021

10ª SEMANA DE ESTUDO E LEITURA 2021


Senhores Pais 


Divulgamos que, entre os dias 12 a 16 de abril, conforme instituído pela Lei 14.999/09, será realizada na cidade de São Paulo a 10ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e outros segmentos como editoras, autores e bibliotecas comunitárias.
A Programação será on-line e gratuita e terá enfoque na afetividade, diversidade e inclusão.
Nesta edição, em razão da pandemia, todas as atividades serão on-line, transmitidas pelas redes sociais da Semana.
O evento, que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, é realizado por parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Pessoa com Deficiência e a Câmara Municipal de São Paulo, com o apoio de importantes entidades do setor: CBL, SESC,  CPP , Aprofem e Sinesp.
O objetivo da Semana é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades, como contação de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, roda de leitura, palestras, entrevistas, bate-papo com escritores e diversas outras iniciativas. Dentre os destaques estão os autores Pedro Bandeira e Ilan Brenman; o influenciador de Educação, Lucas Felpi (nota mil na redação do Enem); Sueli Gonçalves, a Suelizinha idealizadora da AEL.
Nesta décima edição, os temas centrais desenvolvidos são a afetividade, diversidade e inclusão. Dentre as mais de 70 atividades, vale destacar dois bate-papos: o do escritor Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país, e o da professora Luciana Ruiz, que abordará a leitura em braile e seus desafios; e a palestra sobre preconceito linguístico com o escritor e tradutor Thiago Mattos. Já o Coletivo São Paulo de Literatura fará uma live sobre histórias de superação por meio da leitura.
Com o intuito de tornar a Semana o mais acessível possível, algumas atividades contarão com interpretação em libras.
Também estão inseridas nas atividades a apresentação do filme “A casa das histórias”, a peça teatral “Totó, o tocador de tambor”, o musical “Elas que amam elas”; diversas contações literárias, como “Malala, uma menina muito corajosa“, “A História de Pinóquio”, “Ceci, um sonho de barata”, “Urashiro Taro, o pescador”. E tem muito, muito mais ainda.
A programação completa da Semana de Leitura pode ser acessada no Portal www.estudoeleitura.com.br
e nas redes sociais da Semana:

instagram.com/estudo_leitura
facebook.com/estudoeleitura
youtube.com/estudoeleitura

Solicitamos que divulguem aos professores, estudantes e comunidade! 

Atenciosamente,

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Prefeitura abre consulta de intenção para retorno das aulas no dia 12 de abril

 Senhores Pais 



A Secretaria Municipal da Educação (SME), lançou na tarde desta quarta-feira (07/04/2021), uma consulta para pais e responsáveis responderem sobre o interesse em optar pelas aulas presenciais, cujo retorno está previsto para o próximo dia 12 de abril, desde que não ocorra a prorrogação da fase emergencial do Plano SP. 


A consulta tem o objetivo de preparar as unidades e organizar a logística necessária para atendimento dos alunos quanto a merenda e transporte escolar. A consulta pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/retorno_serviços_essenciais  


Os pais ou responsáveis poderão responder até sexta-feira (09/04/2021). 


Para a retomada, os protocolos deverão permanecer com a presença de até 35% dos alunos nas unidades educacionais, em sistema de rodízio.  

Para a Educação Infantil (CEIs, CEMEIs e EMEIs), permanece o limite de até 35%, porém não há rodízio.  

Em todos os ciclos, será dada prioridade de atendimento aos alunos filhos dos profissionais dos serviços essenciais: saúde, educação, assistência social, transporte público, segurança e serviço funerário, de 

acordo com o parágrafo único do artigo 1º da IN SME nº8/2021. 


O pai/responsável que optar em permanecer com o ensino remoto deverá realizar as atividades de caráter obrigatório por meio da plataforma Google Classroom ou de outros meios de disponibilização das atividades, inclusive material impresso a ser retirado pelos pais/responsáveis, conforme organização da Unidade Educacional. 


Os alunos e professores que fazem parte de grupo de risco permanecerão em regime remoto, como já está previsto nas orientações vigentes.

 

Por gentileza, solicitamos a ampla divulgação para as famílias e educadores. 


Segue o link para o acesso à consulta:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/prefeitura-abre-consulta-de-intencao-para-retorno-das-aulas-no-dia-12-de-abril/ 

Atenciosamente, 

A porta

*23/12 - Escuta, fala, pensamento e imaginação*  Olá famílias e crianças! Hoje vamos conhecer um divertido poema de Vinícius de Moraes chama...