sexta-feira, 8 de outubro de 2021
ABELHAS
Tudo bem, já sabemos que as abelhas fabricam o mel. Mas afinal, por que elas produzem o mel?
🤔 🐝🐝🐝 ➕🌻🌷🌺=🍯🍯🍯❓❓❓
Vamos tirar esta dúvida com Ludi da turma dos Ticolicos.
https://youtu.be/_OLkZbnhD1c
ABELHAS
*08/10 - Sexta-feira*
*Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações*
Olá crianças,
Vamos encerrar a semana aprendendo um pouco sobre as ABELHAS.🐝🐝🐝🐝
Sim, este inseto também encontramos na nossa EMEI. No início deste mês nos deparamos com várias ABELHAS caídas no pátio e avistamos o que parecia ser uma colmeia na árvore. No entanto, com a visita de especialistas descobrimos que era um ENXAME VIAJANTE. Isto quer dizer que as abelhas estavam a procura de um lugar para construir uma nova colmeia e ficavam todas juntas para proteger a rainha. Dias depois elas já tinham ido embora.
Você sabia?
🐝 Nem todas as espécies de abelhas têm ferrão.
🐝 Na colmeia há uma abelha rainha que é a única que põe ovos, zangões que são as abelhas macho (papai das abelhinhas) e as operárias responsáveis por buscar o néctar, produzir mel e própolis, cuidar dos ovos, larvas, abelhinhas e da abelha rainha.
🐝 As abelhas também passam por metamorfose: ovo ➡️ Larva ➡️ Pupa ➡️ Abelha
🐝 As abelhas só atacam quando se sentem ameaçadas, então evite movimentos bruscos ou jogar algo quando encontrar um.
🐝 Em caso de acidente com as abelhas é recomendado procurar um médico, pois dependendo da pessoa pode ter séria reação alérgica.
Segue o link com mais informações sobre as abelhas para as famílias.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4461
E abaixo compartilhamos fotos, um vídeos com a dança das abelhas e um PDF de um panfleto da COVISA.
Depois, conte pra gente o que você mais gostou de saber sobre as abelhas, pode ser um vídeo, áudio ou um desenho.
quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Borboleta com Tangram
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Quinta-feira-7/10🦋
Nessa semana que estamos falando sobre animaizinhos e insetos que visitam nossa escola, não podemos deixar de falar delas, as borboletas.🦋🦋
Elas tem uma função muito importante de polinização.
Se alimentam de néctar das flores e em seu corpinho carregam o pólen, levando para outras plantas.
Isso ajuda na formação de frutas e de flores que produzem novas sementes.
A maioria das plantas precisam de polinizadores como abelhas e borboletas para se reproduzir.
Que tal aprender fazer uma borboleta com TANGRAM?
É um jogo de origem chinesa e você só precisa se concentrar para conseguir montar figuras bem interessantes com algumas formas geométricas.
Pode ser feito em casa com papéis coloridos que você mesmo pode colorir.
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
História
Na leitura de hoje vamos apreciar o Mundinho um planeta cheio de coisas para explorar.
Neste livro, a escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen mostra aos pequenos leitores os bichinhos que vivem no jardim e a sua importância para o meio ambiente.
Animais de jardim
*Traços, sons, cores e formas (Quarta-feira) 06/10/21*
Na atividade de hoje vamos falar sobre os Animais de Jardim! Quais animais vocês acham que podem ser encontrados nos jardins e parques do seu entorno?
Em nossa escolas sempre encontramos minhocas, borboletas, joaninhas, abelhas, formigas, passarinhos, entre outros!!!
Agora vamos explorar um parque, jardim ou praça próximo a sua casa e registrar os animais que encontrarem. Esse registro pode ser feito por desenho ou modelagem com massinha.
*Compartilhem no Google Sala de Aula a sua produção.*
terça-feira, 5 de outubro de 2021
Sabiá Laranjeira
Corpo, gesto e movimento-
Terça-feira 5/10
Olá 💧💦 hoje temos algo pra te contar.
Algo muito curioso...vocês sabiam que a Ana Beatriz e a Sophia do 5B (grupo azul) viram um pássaro filhote no parque? Ele nem sabia voar ainda!!! Tadinho, estava muito assustado. Foi então que quando chegamos perto se escondeu numa moita atrás do quiosque.🌿🌿🌿.
Logo depois, lá veio um pássaro igual a ele mas maior. Uauuuu !!! Estava procurando seu filhote. Não sabemos se era sua mãe ou pai, mas descobrimos sua ESPÉCIE.
Vocês querem conhecer um pouco do Sabia laranjeira???
Ouçam o piado dele e vejam como ele é lindo.🪶Nesse momento peguem algo leve e macio, pode ser uma pena ou até mesmo um algodão e acariciem quem estiver com vocês. Passe o algodão nos olhos, nariz, bochecha, testa, braços e no contorno da boca. Será que vai dar cócegas???🤣😂🤣😂
Aproveite para tirar fotos também. Observe em seu quintal ou nas árvores perto de sua casa, se tiver pássaros...tire uma foto deles e mande pra gente.
Sabiá
https://youtu.be/13FzTzXJUGU
E agora...🌳🪶ouça essa canção encantadora. Ela conta uma história de a menina que perdeu seu sabia...e chorou, chorou, chorou😭😭😭
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Corrida da água
Eu, o outro e nós
Segunda-feira 4/10
Corrida da água💧💦adaptação da corrida da colher.
1- No quintal ou em outro espaço aberto, disponibilizar algumas bacias ou baldes cheios de água. Para ficar mais divertido, se possível, coloque algumas gotas de corante alimentício nestes recipientes.
2- Nestes mesmos recipientes, coloque alguns copinhos vazios de café ou outro (desde que sejam do mesmo tamanho e na mesma quantidade de crianças que irão brincar)
3- Disponibilize para cada participante (cada criança) um copinho maior vazio (não utilizar vidro) e divida-as em grupos próximas às bacias cheias de água
4- Ao sinal do adulto, cada criança deve encher seu copo com a água da bacia, utilizando o copinho de café. Neste momento, vamos vibrar para ver quem será a primeira
criança a encher, depois a segunda...
*Adaptação da corrida da colher:*
5- Após todas encherem, marca-se uma linha de partida e uma de chegada. As crianças devem posicionar-se na linha de partida e, ao sinal do adulto, devem direcionar-se até a linha de chegada sem derrubar a água do copo. Depois, fazem o mesmo percurso para a volta.
*Após a brincadeira:*
1- Conversar com as crianças sobre a brincadeira
2- Questioná-las sobre o que podem fazer com a água após a brincadeira *(conscientizá-las sobre o não desperdício).* Ao final da brincadeira, a água pode ser usada para molhar as plantas, jardim, horta...
Se possível, nos envie uma foto da brincadeira. A criança também pode fazer o registro da brincadeira desenhando!
E por falar sobre o uso e importância da água, que tal assistir uma história?
Assinar:
Postagens (Atom)
A porta
*23/12 - Escuta, fala, pensamento e imaginação* Olá famílias e crianças! Hoje vamos conhecer um divertido poema de Vinícius de Moraes chama...
-
Olá turminha!!! A proposta de atividade de hoje é a brincadeira: FRANGO NA PANELA! Uma brincadeira bem popular nas festas juninas. Vamo...
-
Para a leitura de hoje, trouxemos uma história bem legal, A CASA QUE RIMAVA, para trabalharmos as rimas. Clique no link abaixo e vamos r...
-
Olá crianças e familiares, 🥰🥰🥰🥰 Hoje vamos dar continuidade às atividades do projeto identidade... com o poema "Muitos nomes...