quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

A coordenadora Dirce oferece essa atividade para todas as famílias!


O final de cada ano nos faz mais sensíveis e emotivos. Nos colocamos a refletir, planejar coisas para o próximo ano e nos juntarmos àqueles que amamos. Vivemos em uma sociedade diversa, com suas diferentes crenças e culturas e a escola é um dos lugares onde acontece o encontro destas diferenças, nos enriquecendo cada vez mais. Pensando nisso, a nossa última semana de atividades trás referências a uma festa que se tornou Universal na cultura de muitos povos, que é o Natal e está ligado a uma determinada crença.  Mas temos que pensar que toda e qualquer crença não vale para todo mundo. Para muitas religiões e para quem não tem uma religião, o Natal não é comemorado, mas as crenças e suas formas de comemorações estão presentes nas vidas de todos, de uma maneira ou outra.

                                                                                                                                                                             Diante disso, quero mostrar uma outra festa que tem se tornado Universal para os povos negros, o Kwanzaa. Esse feriado foi criado pelo profº Maulana Karenga, depois de um fato violento ocorrido com uma família negra (filho e mãe).

                                                                                                                                                                                   Propôs um feriado cultural e não religioso, que usa  o período de 26/12 à 01/01, onde normalmente a família está junta, para refletir sobre sete princípios importantes à vida. Encerram o Kwanzaa com um banquete (ceia), com velas à mesa, um belo pano, uma taça, frutas, espigas de milho (uma para cada criança da casa ou uma representando as crianças da comunidade quando não se tem filhos), um assado, além de outros símbolos culturais que sejam valiosos à família, como arte ou panos africanos.

                                                                                                                                                                             Cada dia deste período é usado para reflexões sobre um dos sete princípios. Os princípios são: Unidade / Auto determinação / Trabalho Coletivo e Responsabilidade / Cooperativa Econômica / Propósito / Criatividade / Fé. 

                                                                                                                                                                               Vocês devem estar se perguntando, "o que aconteceu?" Este caso aconteceu no ano de 1965 e levou um professor a criar um momento para resgatar o papel histórico do povo africano e reconstruir  essa memória de maneira humanitária, voltada para a paz das pessoas e união das famílias.


“11 de agosto de 1965 – estouram os levantes raciais de Watts”


 

Há 54 anos, no distrito de Watts – Los Angeles, Estados Unidos – um jovem negro e sua mãe foram espancados numa ação policial, antes de serem presos. Houve muita tensão e revolta que foi recebida pela polícia com mais violência. 

Esse caso tem mais história e merece ser lida integralmente. 

Caso se interesse, segue o link: https://www.causaoperaria.org.br/11-de-agosto-de-1965-estouram-os-levantes-raciais-de-watts/ 




"Atividade proposta:          

                                                                                                                                                                                                    Experimentem se inspirar na semana de reflexões para criar momentos com sua família, levantando os princípios importantes para vocês. Conversar, refletir e pensar sobre a vida nos faz ficar mais próximos de quem amamos.   

                                                                          As crianças também tem muito a dizer. Escutem! Diz um antigo ditado Iorubá que “se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”! Felizes comemorações, seja qual for a sua religião. O importante é estarmos juntos, desejando um 2021 melhor. 

Abraços.


A porta

*23/12 - Escuta, fala, pensamento e imaginação*  Olá famílias e crianças! Hoje vamos conhecer um divertido poema de Vinícius de Moraes chama...